sexta-feira, 5 de abril de 2013

TEXTOS SOBRE PALESTRA

Após assistirem a palestra sobre sexualidade, na segunda passada, os alunos do 8º ano tiveram que produzir um texto sobre a mesma na aula de Informática e Técnicas. Destaque para o texto da aluna Bruna:

Sexualidade

         Ao falar em “sexualidade” é um susto, pois a primeira coisa que vem em mente é a palavra sexo, tem pessoas que tem muito medo de ter sua primeira relação sexual, as meninas tem medo de engravidar e os meninos de ser pai muito cedo.
         Mas é preciso ter cuidado ao ter a primeira relação, tem que ter o uso de preservativos, tanto para as meninas quanto para os meninos, os dois tem que se prevenir, os meninos usando a camisinha e as meninas o uso de pílulas anticoncepcionais ou outros meios de prevenção.
         Tanto as moças quando os rapazes é recomendado ir ao médico para ver se a formação do seu corpo está pronta para ter a relação, as pessoas tem que conhecer o seu corpo.
            Hoje em dia o assunto mais falado é sobre sexo, principalmente para adolescentes, para eles saberem os riscos que correm ao ter a primeira ou outras relações. Não tem idade certa para perder a virgindade, somente tem que ir ao médico para se prevenir de pegar as doenças como as DSTs  (doenças sexualmente transmissíveis). Tem também a mais conhecida como HIV (aids). Ao ter a primeira relação sempre é bom conhecer o companheiro, também é uma coisa do psicológico da pessoa.
         Na primeira relação a pessoa pode sim engravidar, é sempre   bom se informar sobre o assunto, não somente antes da relação mas sempre.
         Tem mulheres que usam o DIU, que é colocado dentro do útero da mulher em um formato de T para não ter perigo de engravidar, mas para isso a mulher tem que ter engravidado pelo menos uma vez, para depois não haver arrependimento, tem DIU que é de 6 meses e tem de 5 anos também. Ao ter o DIU é necessário  ter o acompanhamento médico, para fazer exames para ver se o mesmo não saiu do lugar ou ver se ele não está causando feridas dentro do útero.
         Vasectomia: cirurgia para esterilização no homem, que o impede de ter filhos, mas não impede ele de ter relação sexual.
         Também é bom o casal verificar se os dois podem ter filhos, tem uma doença chamada ESTERILIDADE  quando um ou outro (ou até os dois) não podem ter filhos.

BRUNA LIANDRA DE MATTOS- ano
         

2 comentários:

  1. Ameiii seu texto Bruh sabia que ele seria o escolhido pois na minha opinião foi um dos melhores!!!! Como eu diria: Que do mal.... kkk

    ResponderExcluir
  2. *-*...obrigada a professora Mariana e Laci que me ajudaram na elaboração do texto e a Simone que nos explicou um pouco sobre sexualidade...

    ResponderExcluir